Português

PROMOVENDO CUIDADOS DE SAÚDE BASEADOS NA EVIDÊNCIA DE VIH NA ÁFRICA AUSTRAL

 

A Sociedade de Clínicos de VIH da África Austral é uma organização de membros para profissionais de cuidados de saúde.

A Sociedade apoia e reforça a capacidade dos seus membros na prestação da prevenção de VIH, cuidados e serviços de tratamento de alta qualidade. 

 

QUEM SOMOS    

 

A Sociedade de Clínicos de VIH da África Austral (a Sociedade) é uma organização de mais de 3 000 trabalhadores de cuidados de saúde com interesse no VIH. A missão da Sociedade é promover os cuidados de saúde baseados na evidência de VIH na África Austral.

 

A Sociedade é uma empresa sem fins lucrativos (NPC) e é governada por um Conselho de Directores composto por treze membros, todos eles a servir um mandato de dois anos.  O Conselho actual é liderado pela Presidente eleita Dra. Francesca Conradie e Vice-Presidente Prof. Yunus Moosa. 

 

A Sociedade inclui membros doutores, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de cuidados de saúde que trabalham no campo do VIH.   Fazem parte da Sociedade membros que se destacam entre os mais respeitados e influentes clínicos de VIH e formuladores de políticas dentro da África Austral e ocupam posições de prestígio dentro de organizações académicas, públicas e privadas no campo do VIH na região. 


O QUE FAZEMOS

 

A Sociedade esforça-se por apoiar e reforçar a capacidade dos seus membros na prestação de cuidados e serviços de tratamento de alta qualidade de prevenção baseada no VIH, através das seguintes actividades:

 

Revistas e Publicações: Southern African Journal of HIV Medicine - Estudos originais, relatórios de casos, comentários e análises. Leia mais     HIV Nursing Matters - revista específica para enfermeiro(a)s que trabalham no campo do VIH.  Leia mais 

 

Directrizes: A Sociedade nomeia comités especialistas para desenvolverem directrizes que abordam aspectos da gerência do VIH.  Leia mais

 

Reuniões: A Sociedade apresenta reuniões acreditadas em DPC por toda a África Austral; estas reuniões estimulam a interacção entre os profissionais de cuidados de saúde de VIH e fornecem informações actualizadas sobre o VIH.  Leia mais

 

Conferência:  A Sociedade apresentará a sua quarta conferência a partir de 24 - 27 de outubro em Joanesburgo, África do Sul. A conferência concentrar-se-á no conteúdo clínico dos trabalhadores de cuidados de saúde do VIH e TB.  Leia mais

 

Recursos Clínicos: Programa de estudos de casos clínicos online - apoia o aumento do acesso à informação de alta qualidade de VIH baseada em evidências.  O programa é acreditado no DPC e abrange problemas clínicos relevantes e actuais com impacto nos prestadores de cuidados de VIH.   A Sociedade também modera discussões em grupos: uma sobre VIH pediátrico e adolescente, e outra sobre política e ética. Leia mais

 

Política e Defesa:  A Sociedade defende os cuidados de VIH de máxima qualidade para pessoas que vivem com o VIH e é uma voz forte e independente dentro da África Austral, com representação chave dos mais experientes e respeitados profissionais que trabalham na luta contra o VIH.

 

DIRECTRIZES

 

OTIMIZAÇÃO DE TRATAMENTO  - Perguntas mais frequentes sobre o estudo ADVANCE. Clique aqui

 

A Sociedade desenvolveu directrizes que abordam aspectos de gerência de VIH.  

Para ver a versão das directrizes em Inglês clique aqui

 

MULHERES GRAVIDAS OPTION B+ PTV / EMTCT, August 2017, Chimoio (Nomfundo Nhlapo) Leia mais  

VIral load monitoring / Monitoria da Carga Viral, August 2017, Chimoio (Malebo Maponyane) Leia mais
Management of DILI in TB/HIV coinfected patients, August 2017, Chimoio (Ndiviwe Mphothulo) Leia mais

Summary of mentoring session, May 2017: HIV pre-exposure prophylaxis (PrEP) 

Leia mais

Aderência e Resistência ao Medicamento Explicada

Leia mais

Resumo do Artigo PAEDS de Abril de 2017 

Leia mais

Resumo: Sessão de diagnóstico de TB em preparação para sessão de aconselhamento à distância de Janeiro de 2017

Leia mais

República de Moçambique

Ministério da Saúde

Assunto: Introdução de Novos Critérios para o início do TARV Pediátrico

25 Maio de 2015

 

Assunto: Mudanças nas Linhas TARV pediatricas

2014 

Assunto: Introdução de Novos Normas do TARV Adulto

1 de Marcha de 2016

Assunto: Introdução de Novos Critérios para a profilaxia com Cotrimoxazol em criancas de 5 á 14 anos.

8 de Fevereiro de 2016

GUIA DE TRATAMENTO ANTIRETROVIRAL E INFECCÕES OPORTUNISTAS NO ADULTO, ADOLESCENTE, GRÁVIDA E CRIANCA

2014 

PLANO DE ACELERACÃO DA RESPOSTA AO HIV É SIDA

Moçambique 2013 – 2015 

 


JUNTE-SE A NÓS

 

Está interessado em fazer parte da Sociedade? 

Convida-se todos os prestadores de serviços de saúde interessados no VIH e no apoio à missão da Sociedade para promover cuidados de VIH de alta qualidade baseados em evidências, a preencher um formulário. Leia mais

 

Benefícios do Associado:

  • Recebe edições trimestrais da Southern African Journal of HIV Medicine através do nosso website. Eleito a receber edições trimestrais da HIV Nursing Matters.
  • Recomenda directivas em áreas temáticas e fornece comentários sobre directivas em desenvolvimento.
  • Recebe o boletim informativo electrónico de associado e outras actualizações relacionadas ao VIH/TB através de email.
  • Recebe desconto de registo para conferências da Sociedade.
  • Recebe pontos de DPC por participar nas reuniões EMC da Sociedade apresentadas em vários locais do país. Recebe pontos de DPC por concluir estudos de casos clínicos da Sociedade online.
  • Comunica a falta ou esgotamento de stock de medicamentos essenciais através do formulário de comunicação de stock de medicamentos online da Sociedade.
  • Eleito a fazer parte da lista telefónica online da Sociedade que fornece referências de médicos e outros prestadores de serviços que consultam pacientes no sector privado.
  • Acede ao Portal de Membros no website da Sociedade para procurar ou contactar outros membros, actualizar os seus contactos e ver os seus certificados de DPC da Sociedade, facturas e pagamentos anteriores.
  • Vota no Conselho de Directores da Sociedade e noutra organização de negócios na Reunião Geral Anual da Sociedade.